A Entrega Legal, campanha de entrega voluntária de bebês para adoção, iniciativa da Vara da Infância e da Juventude da comarca de Itajaí, registrou bons resultados. O número de entregas espontâneas, de maio de 2018 até hoje, foi de quatro crianças, com previsão de mais uma para o mês que vem. Apesar de não ser um número expressivo, antes a entrega era quase inexistente em Itajaí, que possui uma cultura de adoção ilegal.
“Os principais ganhos foram a criação de um fluxo para quem deseja fazer a entrega, a conscientização das mães que podem fazer a entrega legal dos filhos para adoção e a diminuição do preconceito que muitas pessoas têm com essas mães. Mas temos muito caminho pela frente ainda”, explica o juiz Fernando Machado Carboni, responsável pela iniciativa. Em maio do ano passado, a comarca sediou reunião com o Grupo de Estudo e Apoio à Adoção Laços Encontrados, de Itajaí, para a reapresentação da Entrega Legal.
O grupo, que é bem atuante na campanha, contabilizou posteriormente cerca de 400 pessoas alcançadas pela campanha: 208 profissionais da saúde, 46 da assistência social, 68 usuários públicos da assistência que integram o Programa de Atendimento da Família (PAIF) e 60 pessoas em instituições religiosas. A campanha Entrega Legal de filhos para adoção foi idealizada em 2016 para combater o abandono de crianças e o preconceito em relação à entrega voluntária, com o objetivo de garantir proteção às crianças. No último ano houve divulgação da ação na OAB de Itajaí, na Defensoria Pública, no Conselho Tutelar e em diversos programas televisivos afim de conscientizar e promover a adoção legal na cidade.
Responsável: Ângelo Medeiros – Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Compartilhar este Post
Notícias Recentes
- TJ analisa projetos sociais que terão apoio de verbas das penas pecuniárias em 2019
- Debutante será indenizada após festa de 15 anos ser interrompida por queda de energia
- Supressão de mata nativa gera dano de R$ 3 milhões. Ex-prefeito está entre os réus
- Juiz-corregedor palestra em Brusque para dirimir dúvidas sobre Sistema Busca Ativa
- TJ garante gratuidade nas traduções juramentadas para imigrantes em Santa Catarina
- TJ confirma pena de engenheiro que dilapidou patrimônio da mãe com viagens de luxo
- Conselho da Comunidade da comarca de Chapecó arrecada roupas íntimas para presas
- Justiça busca amparo em práticas indígenas para ressocialização de adolescentes
- Por golpear ex-companheira com canivete, réu recebe pena de sete anos de reclusão